Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Gestão de Riscos

Falar de riscos é assumir que algo imprevisto possa acontecer e que desejamos nos preparar para que o dano seja o menor possível. É pensar de forma proativa sobre tudo o que fazemos e aquilo que pode dar errado. Todos os acontecimentos da vida passam por riscos: sair de casa, ir ao trabalho, dirigir um veículo, andar pela rua, relações interpessoais, etc.

Já nas instituições, os riscos estão diretamente ligados às atividades executadas, aos processos, aos projetos, às pessoas, etc. Ao pensar que esses riscos podem ser previstos e já antecipadamente tratados, reduz a possibilidade deles acontecerem e, com isso, auxilia na melhoria dos processos e dos resultados.

Incerteza e objetivo

A ISO 31000:2018, que é uma das normas de referência sobre riscos, conceitua riscos como: " Risco: efeito da incerteza sobre os objetivos" 

No MPU, a temática de riscos iniciou com a publicação da Portaria PGR/MPU nº 78, de 8 de agosto de 2017, onde a Gestão de Riscos foi definida como "conjunto de ações direcionada ao desenvolvimento, disseminação e implementação de gerenciamento de riscos institucionais."

Gerir riscos melhoram as decisões e é importante considerar o que pode dar errado e trabalhar para evitar que esses riscos se transforem em problemas.

Convidamos você a acessar, nos links abaixo, os sites que tratam da temática de riscos nos ramos do Ministério Público da União e conheça como cada um deles está lidando com o tema.

 

ball-MPF      ball-MPT     ball-MPM    ball-MPDFT